segunda-feira, 29 de abril de 2013

«A gente passa a vida toda achando que é imortal.»

Caio Fernando de Abreu


Já li imensas vezes esta frase mas só hoje me apercebi da sua verdadeira essência. Temos implementado na nossa cabeça a ideia de que; "amanhã temos tempo". Teremos? O que cronometra a vida, são uns simples ponteiros que, faças o que fizeres eles não vão parar. Podes partir um relógio mas a meia dúzia de metros tens outro a funcionar. Há sempre um que teima em dizer-nos "despacha-te". Despacha-te que a vida é curta, por isso, aproveita-a da maneira correta. Não há tempo para cometer erros constantemente. Se cometeste um, aprende à primeira. Dá valor às pessoas certas e não excluas da tua vida pessoas que amas mas, principalmente, não excluas aquelas que te amam. Essas sim, nunca te desiludirão. Não tenhas medo do arrependimento, de pedir desculpa, não tenhas medo de te mostrares frágil, não o és. Tem antes medo de não ires a tempo. Porque o tempo não para e quando as pessoas se cansam, aprendem a seguir em frente tal como o tempo e nunca mais as consegues acompanhar. Isso sim é assustador. Haverá algo ainda mais assustador? Sim há, e desculpa se te vai apavorar e se te vai doer ler isto, mas a grande verdade é esta: somos mortais. Um dia vais piscar os olhos uma última vez e vais te questionar num único segundo se fizeste as escolhas certas, se viveste a vida como querias e se foste feliz. Se fosse hoje, o que responderias?

1 comentário:

  1. Este teu texto fez-me pensar realmente! Acho que se o meu último piscar de olhos fosse hoje morria feliz, consciente de que não deixei nada por dizer ou fazer. Aprendi cedo a dar valor às pessoas certas e a não perder tempo em erros desnecessários! Aprendi a viver de bem com os vários relógios para os quais olho. O tempo passa e eu vou passando com ele...

    ResponderEliminar