Não existe dor maior ou dor menor, tudo o que é dor doí.
Considero impossível comparar dores, dizer que esta é pior que aquela, que aquela rapariga está a fazer uma tempestade num copo de água porque aquela acolá está numa situação pior, que tal pessoa não devia reagir assim porque a outra é que tem razões para.
As pessoas tem maneiras diferentes de reagir às situações, maneiras diferentes de sofrer... há quem prefira fechar-se no seu mundo, no seu quarto e não comer, mas conheço outras que só sabem comer, mesmo não tendo fome.
Isto porque as pessoas são diferentes, somos iguais por fora, mas por dentro não há uma única semelhança entre nós.
Não falo só de dor física, mas também psicológica, que às vezes parece ser das piores. A dor física muitas vezes tem solução, mesmo que essa seja temporária. A dor psicológica não. Ela só acaba se a situação se alterar porque enquanto isso não acontecer, vai doer, doer muito. Mas, e se a situação nunca se alterar?
Quem mede a dor e julga a dor dos outros é porque nunca sentiu dor. Quem diz «ela passou por muito mais do que tu», é porque não sabe o que está a dizer. Cada situação afecta as pessoas conforme elas são, conforme a sua sensibilidade. A dor não depende das situações, depende das pessoas.

Sem comentários:
Enviar um comentário